Smart Home Show-Salão de Domótica


O Smart Home Show-Salão de Domótica regressa em 2021 à Alfândega do Porto no mês de Março, visando ser um espaço inovador e único no que às Casas do Futuro diz respeito. Os lares são, por norma, os locais em que as pessoas se sentem mais confortáveis e na qual pretendem uma interligação de sistemas com vista a tornarem a sua habitação completamente conectada. A tecnologia de ponta ao serviço do conforto tem o seu expoente máximo na automação que se pode implementar numa residência, normalmente identificada como Domótica.

Tendo como base as Casas Inteligentes, o evento visa destacar setores como a Construção, Arquitetura, Design e Engenharia que possibilitam a criação de habitações customizadas e interligadas. Para tal o evento visa impulsionar estas áreas, permitindo ao visitante a recolha de várias informações sobre: - Design e Layout de interiores (Acabamentos, Revestimentos dos pisos, paredes e tetos, entre outros); - Construção dos Edifícios (Técnicas e matérias de construção, Revestimento das fachadas, Isolamento, Coberturas, Estruturas de suporte, Sistemas dos próprios prédios, entre outros); - Arquitetura dos Prédios; - Automação dos Lares (Eficiência Energética, Segurança, Comodidade, Poupança, Conforto e Controlo);

O setor da habitação vem sendo alvo de várias evoluções, destacando-se evidentemente a tecnológica. Desta forma, levanta-se uma questão sobre esta prosperidade: Como serão as casas em 2050?

Assim, nos tempos atuais, verificamos a preocupação que colaboradores das áreas supra indicadas enfrentam para acompanharem a inovação e tendências com vista a desenvolverem uma habitação personalizada a quem procura um novo lar. Numa sociedade cada vez mais exigente, a conceção das casas começa a ser planeada com vista aos novos padrões tecnológicos que são requeridos no presente, nomeadamente a automatização.

As áreas da Construção, Arquitetura e Engenharia têm, por seu turno, registado uma enorme evidência na adoção de novos materiais ecológicos. Exemplo disso são os sucessivos estudos e utilizações de materiais ecológicos que convergem com os vários tipos de tecnologia, permitindo o desenvolvimento de imóveis mais versáteis e sustentáveis reduzindo, desta forma, a pegada da poluição ambiental.

O Design tem igualmente conquistado a sua preponderância aquando a escolha de uma casa, uma vez que o detalhe, a simplicidade e a customização proporcionam um estilo de vida incomparável.

O Smart Home Show-Salaõ de Domótica pretende ser um facilitador de negócios e uma plataforma que permite impulsionar as várias áreas envoltas do mercado habitacional. Para tal, e para além da exposição, o certame irá organizar um fórum que permitirá o debate das mais diversas temáticas sobre os setores presentes, bem como a apresentação / descoberta das futuras tendências.

O evento foi igualmente idealizado com vista a dispor de vários espaços que permitem o Networking e a troca de contactos entre os participantes, expositores, entidades, oradores, e demais partes presentes. A procura crescente e incessante de sistemas relacionados com a gestão de edifícios, permite ao Salão posicionar-se como um espaço inovador não só na divulgação das Casas Inteligentes, mas também realçar a importância que setores como a Arquitetura, o Design, Construção e a Engenharia possuem na escolha de uma habitação.

Desta forma, no Smart Home Show o visitante poderá conhecer as mais recentes soluções tecnológicas e produtos que constam no mercado, bem como recolher de ideias e conselhos em como tornar a sua casa mais futurista e smart através de um contacto direto com diversos profissionais de múltiplos setores.